terça-feira, 14 de agosto de 2007

Preservação Ambiental - Faça sua parte

Faça sua parte
Pequenos cuidados cotidianos fazem toda diferença na hora de manter a saúde do planeta e garantir o bem-estar geral

Um relatório publicado recentemente alertou o mundo para os perigos do aquecimento global e suas drásticas conseqüências. Os principais vilões desse cenário assustador são a queima de combustíveis fósseis, como, por exemplo, o petróleo e o gás natural, e a produção assustadora de lixo, marca registrada das grandes metrópoles. Se, por um lado, a solução do problema passa por medidas globais, por outro, ela também está em suas mãos.

Porém, tão importante quanto colocar a mão na massa é partilhar conceitos de preservação ambiental com os seus filhos, seja em casa, seja na escola. "Algumas atitudes devem ser ensinadas às crianças desde o início de sua escolaridade, mesmo que nos primeiros anos elas não tenham clareza da importância dessas ações", explica Beatriz Pedro Cortese, orientadora pedagógica da escola Carlitos, de São Paulo. "Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação."
Economize água
Somente 2,5% da água do planeta é doce e apenas 0,3% encontra-se acessível em lagos, rios e lençóis subterrâneos. Lembre-se disso antes de desperdiçar.
  • Você sabia que deixar a torneira da pia aberta durante 15 minutos gasta cerca de 243 litros de água? Para diminuir o consumo na hora de lavar a louça, limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo. Em seguida, coloque água na cuba até a metade para ensaboar. E, somente depois de terminar, comece a enxaguar.
  • Uma lavadora de louças para seis pessoas gasta 40 litros toda vez que é ligada. Por isso, o ideal é usá-la somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios.
  • Observe se a válvula da bacia sanitária não está vazando. Em bom estado de funcionamento, gasta 10 litros de água toda vez que é acionada. Do contrário, pode chegar até 30 litros. O mesmo conselho vale para a torneira: gotejando, chega a um desperdício de 1.380 litros por mês e um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês.
  • Escovar os dentes por 5 minutos com a torneira não muito aberta manda embora 12 litros de água. Mas, se só molhar a escova e fechar a torneira enquanto lava os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, você consegue economizar mais de 11,5 litros.
  • Um banho de ducha por 15 minutos, com a torneira ligeiramente aberta, consome 243 litros. Se você fechar o registro enquanto se ensaboa, e ainda diminuir o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros.
    Recicle o lixo
    Mesmo que a sua cidade não ofereça serviços de coleta seletiva, separe o lixo em casa e descubra para onde você pode levar material reciclável como vidro, plástico, metal e papel.

  • A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de tevê ligado durante três horas.
  • O plástico é 100% reciclável. Já, se não passar por esse processo, demora 450 anos para se decompor. Se possível, prefira embalagens de vidro.
  • Uma tonelada de papel reciclado permite a economia de 4.200kw/h de energia, 17 árvores, 27 quilos de poluição do ar e 26.495 litros de água. Um bom começo é ensinar as crianças a usar os dois lados da folha de papel e também não desperdiçar quando for imprimir seus trabalhos escolares.
  • Devido a seus componentes tóxicos, não jogue no lixo pilhas e baterias, principalmente aquelas que contêm em sua composição cádmio, chumbo e mercúrio. O ideal é devolvê-las aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica, que darão o tratamento ambiental adequado.
    • Não desperdice energia
      Embora cause menos impacto do que a queima de combustível fóssil, o modo de produção da energia também é desfavorável à natureza. Economize.
  • Na hora da compra, prefira as lâmpadas fluorescentes com o Selo Procel Inmetro de Desempenho. Elas consomem menos energia e duram dez vezes mais que as incandescentes. O mesmo vale para alguns eletrodomésticos como freezer, geladeiras e aparelhos de ar condicionado.
  • Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.
  • Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
  • Não deixe os acessórios do computador, como a impressora e o estabilizador, por exemplo, ligados sem necessidade.
  • Instale geladeiras e freezers em local bem ventilado, longe do fogão, de aquecedores e áreas expostas ao sol. Também não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.
  • Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede elétrica.
  • Se sua casa tiver chuveiro elétrico, use resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho. Jamais faça emendas ou adaptações, pois esse procedimento aumenta o consumo de energia e pode causar sérios danos à instalação e ao chuveiro.
  • Quando for usar a máquina de lavar, lave a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.


  • Revista Diva

    Nenhum comentário:

    Blog Widget by LinkWithin