terça-feira, 14 de agosto de 2007

Abaixo o desperdício!


Pequenas mudanças de hábito na hora de preparar as refeições evitam que muitos alimentos ainda em boas condições de consumo vão parar na lata do lixo.


O país ocupa um nada honroso primeiro lugar quando o assunto é desperdício. "Diariamente, os brasileiros lançam mão de 39 milhões de quilos de alimentos, o que seria suficiente para alimentar 19 milhões de pessoas por dia", alerta Isabel Marçal, nutricionista coordenadora da Ong Banco de Alimentos, parceira da Unilever. "Para se ter uma idéia do tamanho do problema, de cada 100 caixas produzidas no campo, apenas 19 chegam na mesa do consumidor".
Se por um lado, este cenário é muito triste, por outro, está nas nossas mãos começar a transformá-lo a partir de nossas próprias casas. Veja as dicas da nutricionista Isabel Marçal e faça sua parte. Acredite, é fácil!
Cascas, folhas e talos também devem fazer parte do seu cardápio: o primeiro passo para incorporar esses alimentos no seu cotidiano, é deixar de lado o preconceito. Afinal, muita gente ainda associa o uso destas 'sobras' a programas sociais voltados para a população de baixa renda e não levam em conta o valor nutricional contido nessas partes sempre descartadas durante o preparo das refeições. Além disso, elas tornam o cardápio mais saudável e criativo.

  • Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.
  • Já os talos de agrião ficam deliciosos como recheio de omeletes.
    As folhas da cenoura e as da salsa são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas.
  • A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê. Não descarte as cascas da batata. Depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.
  • A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.
  • A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.
  • Aproveite as cascas das frutas como, por exemplo, da goiaba e do abacaxi, para fazer sucos no liquidificador. O líquido pode ser usado no preparo de bolos.
    Mais dicas práticas
  • Para deixar seu dia-a-dia mais prático, conserve cascas, talos e folhas em saquinhos separados e fechados em geladeira durante 48 horas no máximo.
  • Se você preferir, embrulhe-os em porções pequenas em papel filme, etiquete-os, (com o nome do alimento e a data) para que possam ser distinguidos futuramente, e congele-os. O prazo de conservação é um mês, ok?
  • Só coloque no carrinho o que for realmente necessário. Também prefira os alimentos da época. Além de serem mais baratos, duram mais, são mais nutritivos e contêm menos agrotóxicos. Armazene suas compras em locais limpos e em compartimentos com temperaturas adequadas para cada tipo de alimento.
  • Todas as frutas, verduras, legumes, cascas, talos e folhas devem ser lavados em água corrente e higienizados em solução de hipoclorito de sódio (siga as instruções de rotulagem) para eliminar microorganismos, e em seguida devem ser lavados novamente em água filtrada.
  • Prepare apenas a quantidade necessária para as refeições da sua família.

  • Revista Diva

    2 comentários:

    Thaís Helena disse...

    O que preocupa com relação ao aproveitamento das cascas dos alimentos, como por exemplo a casca da batata e ainda a água do cozimento da batata é o uso de agrotóxicos. Se eu utilizar esses elementos eu não estria potencializando o meu consumo de agrotóxicos?

    Leticia disse...

    boa pergunta. realmente não sei. espero que não. vou pesquisar.

    Blog Widget by LinkWithin