segunda-feira, 20 de agosto de 2007

DUVIDAS DE ORGANIZAÇÃO

Acho ótimas as idéias da Cristina e resolvi colocar aqui algumas delas.

Que itens devo guardar no armário embaixo da pia da cozinha? Posso misturar tigelas e mantimentos, por exemplo? Como ganhar espaço nesse lugar geralmente tão pequeno? @ Diego

O ideal é colocar apenas peças e objetos de plástico do tipo Tupperware. Também é possível colocar utilidades para embalagem e armazenamento (como rolo de papel alumínio, papel toatlha, filme de PVC. Não coloque mantimentos sob a pia. E, se a parte hidráulica estiver exalando cheiro forte ou deixar o armário úmido, deixe um pote plástico com cal virgem por ali. Ele vai absorver a umidade.


Há um jeito certo de arrumar a mala?
Renata Alves, por e-mail

A organização da mala é essencial não só para as roupas não amassarem, mas para caber tudo o que você precisa. Reserve o fundo para os sapatos, que devem estar em sacos plásticos ou de tecido.

Guarde as meias e cintos dentro deles para poupar espaço. Faça rolinhos com as camisetas - assim elas amassam menos. Para acondicionar as calças, o truque é deixar metade da peça pra fora da mala, colocar outras roupas e só depois dobrar a outra parte para dentro. Isso evitará o vinco nos joelhos. Dobre as saias e os vestidos ao meio. Camisas devem estar abotoadas com as mangas para trás e sempre dobradas numa linha abaixo da cintura - isso fará com que a marca fique para dentro da saia ou da calça na hora de usar. Os pijamas vão por cima de tudo, assim fica fácil de tirar.

Tenho rinite alérgica e gostaria de saber se há alguma forma de eliminar ácaros dos colchões.
Renata Riso, por e-mail

Há, sim, Renata, uma solução caseira para higienizar colchões: misture, em proporções iguais, lisoforme, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis da cama e borrife a mistura sobre os colchões e os travesseiros pela manhã. Deixe agir por 20 minutos e só depois abra as janelas para ventilação. Se possível, deixe os travesseiros e os colchões no sol. Em apartamentos sem espaço livre, coloque os travesseiros e os colchões próximos à janela, em horário que bata bastante sol, virando-os de vez em quando. Este procedimento elimina os fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.




Cristina Papazian é especialista em organização de ambientes. Envie suas dúvidas e sugestões para papazian.cristina@globo.com


Revista Uma e site casa.com.br

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin