quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Anfitriã Nota 10



Saiba como tirar o melhor proveito de três tipos de festa em sua casa. Decoração, cardápio, trilha sonora e outras sugestões criativas ajudam você a receber os convidados numa atmosfera calorosa e cheia de harmonia.
Há uma variedade de livros que ensina normas de etiqueta e a arte de receber os amigos em casa. Mas a regrinha básica de qualquer reunião entre amigos é uma só: deixar os convidados à vontade. "Descontração, bom senso e personalidade são características essenciais para o sucesso da festa, reunião ou jantar", diz banqueteira Adriana Cymes, do buffet Arroz de Festa, em São Paulo. A anfitriã não precisa mudar a sua postura ou os seus hábitos só porque irá receber convidados. "Por mais requintada que seja a festa, é preciso manter a essência, o estilo próprio e a sensibilidade. Caso contrário, o convidado não se sentirá bem, mesmo se a decoração estiver linda e a comida deliciosa", diz. Já aconteceu de você ir a uma festa que tinha tudo do bom e do melhor, mas estava tão chata que você não via a hora de ir embora? Isso porque, apesar dos quesitos básicos de decoração, cardápio e música, faltou o toque pessoal, a criatividade e o calor humano que dão vida e aconchego ao ambiente.
Velas e flores



Seja qual for o tipo de jantar escolhido, o ambiente precisa ser acolhedor. Para isso, é preciso levar em conta alguns fatores antes de fazer a sua lista de convidados. Um deles é a iluminação, que dá um charme extra à casa e é muito fácil de resolver. "Luzes indiretas e velas são muito mais charmosas do que a luz branca, e ainda passam um ar de sofisticação ao ambiente", garante a decoradora de festas Elisabete Sola, de São Paulo. Flores também não podem faltar ao evento, e devem ser espalhadas por toda a casa. Prefira as flores da estação, que são mais baratas do que as exóticas e causam a mesma sensação de bem-estar entre os convidados.



A escolha certa da louça e dos talheres confere um ar cuidadoso ao jantar. Sem contar a trilha sonora, que varia de acordo com o evento e o gosto do anfitrião. Nada que impeça a conversa entre as pessoas, mas uma musiquinha de fundo é fundamental para descontrair e animar o evento. Opte pelos aparelhos de MP3, que dispensam a troca constante de CDs.
Fumódromo



Outro detalhe importante para todos os tipos de festa diz respeito ao cigarro. Para evitar constrangimentos entre fumantes e não fumantes, é aconselhável criar um espaço específico para esse fim. "Criar um fumódromo com velas anti-cheiro, cinzeiros estilosos e almofadas pode ser uma boa alternativa para não deixar sua casa com cheiro de tabaco no dia seguinte", diz Elisabete. No mais, use a criatividade e dê um toque pessoal não só à sala, mas também aos outros cômodos de bastante circulação, como a cozinha, o lavabo e o hall de entrada.

Escolha o tipo de jantar que combina com seu estilo:




JANTAR ELABORADO




Para uma decoração sofisticada, prefira flores nobres como os cravos, os lírios brancos ou as orquídeas, arrumadas em vasos finos. A louça e os talheres devem ser refinados, mas não necessariamente de prata. Dá para apresentar uma mesa sofisticada com talheres de inox e porcelanas brancas. Basta caprichar na decoração e nos detalhes. Dê preferência a uma boa toalha de renda de cor lisa, mas se a intenção é ser chique sem ser muito tradicional, vale lançar mão de jogos americanos. Existem exemplares chiques em lojas de decoração. Qualquer que seja a opção escolhida, os guardanapos de pano devem estar em harmonia. Os copos devem ser de cristal, sempre condizentes com as bebidas que serão servidas, como água e vinhos branco e tinto. Bebida indispensável nessas ocasiões, a champanhe pode ser colocada dentro de um balde de gelo de inox e disposta em um aparador. Se quiser dar um charme extra ao barzinho improvisado, coloque frutas como morangos e cerejas em potes de vidro. Ao final do jantar, pode-se substituir as bebidas alcoólicas por licores, café e petit four. Nesse tipo de evento, deve-se convidar o número exato de pessoas que cabem sentados à mesa.
Cardápio








Prato principal: lombo recheado de damasco













JANTAR PRÁTICO



Uma ocasião menos formal pede ambiente e decoração mais descontraídos. As flores, coloridas, podem ser arrumadas dentro de vasos de vidro de diferentes alturas. Para dar um toque mais despojado, a dica é substituir os vasos por cestos de palha que acolhem, além de flores, folhagens. As louças podem ser mais informais, com pratos e copos de design e desenhos modernosos. Os talheres não precisam ser de prata e dá para abusar de guardanapos de papel coloridos. As cores invadem também as toalhas da mesa. Os pratos e talheres podem ser organizados sobre um aparador ou mesa de mármore, vidro ou madeira, próximos da mesa de jantar. O objetivo é facilitar a movimentação dos convidados, principalmente se o jantar for servido no estilo americano. Ofereça também ponches e água aromatizada com menta ou alecrim - um detalhe chique e moderno.


Cardápio







Prato principal: filé com molho mostarda












HAPPY HOUR



Na mais descontraída das reuniões, o happy hour, a idéia é que os convidados circulem livremente pelos ambientes, não sendo necessário sentar-se à mesa de jantar. Para comer, são servidos os finger foods, ou petiscos para serem comidos com as mãos, que podem ser tiras de legumes crus servidos com molhos de queijo, torradinhas com patês, frios ou queijos. Para beber, cerveja, refrigerantes normais e diets, e uísques. Os convidados servem-se à vontade, por isso, tanto os petiscos quanto as bebidas devem ser dispostos em cantos estratégicos da casa. No inverno, faça bebidinhas diferentes, como quentão, vinho quente, chás exóticos e até mesmo o delicioso e irresistível chocolate quente, para aquecer o estômago e a alma. Não se preocupe com refinamento. Os guardanapos, por exemplo, podem ser de papel e com decoração alegre. Aproveite para espalhar flores diferentes pela casa. Faça arranjos de plantas, folhagens, pimentas, frutas ou mini-legumes, que garantem um visual bonito e um cheiro diferente no ambiente.
Cardápio





















Programe-se para não perder a classe. Nada pior do que entrar no banho quinze minutos antes de os convidados chegarem. Fica sempre a sensação de que está faltando alguma coisa e que na hora H tudo vai sair errado. Sem contar o ar esbaforido na hora de abrir a porta aos amigos. Isso geralmente acontece quando deixamos tudo para a última hora. Uma simples programação pode impedir as várias idas ao supermercado e ainda deixar um tempo razoável para relaxar, tomar um longo banho e escolher com calma a roupa para a ocasião. Veja algumas dicas da banqueteira Adriana Cymes para organizar uma festa sem estresse:
Faça o convite com pelo menos uma semana de antecedência.
Três dias antes do evento, organize a lista do supermercado e compre o que for possível.
Deixe flores, peixe, carnes, saladas e outros produtos frescos para comprar no dia da festa.
Não esqueça o gelo, o papel higiênico, o guardanapo e a água.
Se possível, contrate copeiras e garçons para servir os jantares. Assim dá para curtir a festa sossegada.
Elabore o cardápio de acordo com a estação. Pense em algo sofisticado, mas simples.
Reserve um aperitivo para quebrar o jejum antes do jantar.
Separe e limpe a porcelana, os copos e as pratas com uma semana de antecedência.
Termine de decorar a casa e arrumar os móveis até a manhã da festa.
Marque exatamente a hora em que servirá a comida e calcule os intervalos.
Dois dias antes compre as bebidas.
Não esqueça da champanheira e de usar uma mesa de apoio para o bar e o café.







Cardápio Musical



Diva organizou uma seleção de músicas para você curtir a noite com seus amigos. São vários ritmos, para todos os gostos. Faça sua seleção de acordo com o andamento do evento, com as músicas mais animadas para o início, as mais tranqüilas para durante a refeição e depois, de volta à animação.





Anos 80 / Disco
Jazz & 80's - The Coolest and Sexiest Songbook of the Eighties (coletânea)
Culture Club (The Best of Culture Club)
Music of the Millenium vol.1 (coletânea)
Genesis (Turn it on Again)
Steve Wonder (Song Review)
Gloria Gaynor (The Best of)
Bee Gees (One Night Only)
Abba (Gold Greatest Hits)
Samba e Pagode / MPB
Nelson Gonçalves (Bacharel do Samba)
Elza Soares (A Bossa Negra)
Martinália (Pé do meu Samba)
Zeca Pagodinho (O Melhor do Acústico MTV)
Ivete Sangalo (As Super Novas)
Bebel Gilberto 2
Chico Buarque (Carioca)
Marisa Monte (Infinito Particular)
Bossa Nova / Jazz
Carla Bruni (Quelqu'n m'a dit)
Bossa Jazz Deluxe (coletânea)
Morelenbaum / Sakamoto (Casa)
Antônio Carlos Jobim (Stone Flower)
Diana Krall (When I look in Your Eyes)
Tony Bennet & K.D.Lang (A Wonderful World)
Sarah Vaughan (Sarah for Lovers)
John Pizzarelli (Bossa Nova)
Rock internacional / Soul
George Harrison (The Concert for Bangladesh)
The Beatles (One)
Rolling Stones (Flashpoint)
Seal (Live in Paris)
Aretha Franklin (The Greatest Hits)
Groovy (A Collection of Rare Jazzy Club vol.3)
Soul Classics vol.1 (coletânea)
Otis Reeding (Otis! The Definitive Otis Reeding)
Clássicos/Instrumental/Lounge
Flamenco (The Lounge Sessions)
Andrés Segovia (All Bach Program)
The Guitar Trio - Paco de Lucia / Al di Meola / John Mc Langhlin
Francis Hime (Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião)
Mozart Mania
Morcheeba (Charango)
Buddha Bar vol.8
Café del Mar vol.12








Fonte: Diva Online

Um comentário:

Elisa disse...

Lê, amei as dicas!! Adorei seu blog e gostaria de sua autorização para citá-lo no meu blog... cerejaazulbolos.blogspot.com. Fique bem...Beijos doces! Elisa

Blog Widget by LinkWithin