terça-feira, 7 de agosto de 2007

Olheiras, nosso lado obscuro

Indesejáveis círculos escuros
Image Hosted by ImageShack.us
Ah, a pele está perfeita, os poros até que estão fechados, os olhos brilhantes, você está mais magra, o cabelo está numa boa fase, mas... sempre tem alguma coisa para atrapalhar! Por exemplo, aqueles círculos escuros ao redor dos seus olhos, que teimam em não desaparecer, mesmo você tendo dormido bem, descansado razoavelmente e se alimentado como até sua mãe aprovaria!

São as conhecidas olheiras, contra as quais mulheres de todos os tempos sempre lutaram (excetuando-se, talvez, o período romântico da literatura e artes, na primeira metade do século 19, quando as olheiras e a palidez eram um "must" nas heroínas dos romances e nas telas a óleo).

As olheiras sempre foram um desafio para os dermatologistas. Estresse, cansaço, fumo e grande consumo de carnes também estão relacionados à piora das olheiras.

O resultado dos tratamentos para as olheiras com cremes é variável, lembrando que as descendentes de árabes, portugueses e italianos são particularmente propensas às olheiras, assim como as pessoas de natureza alérgica, muitas vezes surgidas desde a infância.

Fazem parte do arsenal do dermatologista os cremes à base de substâncias que podem atenuá-las. São usados ativos que desincham, estimulam a produção de colágeno para a pele do local ficar mais firme, clareiam a região, favorecem a circulação, etc.

Um grande avanço foram as aplicações de Quantum, um aparelho que emite luz pulsada mais laser, muito útil, pois além de estimular a formação e a reorganização de colágeno, é muito eficaz no combate à olheiras, normalmente necessitando em torno de três a seis aplicações. A pele pode ficar levemente avermelhada durante o tratamento, mas geralmente os pacientes não sentem grande incômodo. O aparelho consegue diminuir muito a coloração escura causada pela rede de vasos abaixo da pele e também pelo escurecimento da cútis da região

Mas, enquanto você não se decide, aí vão alguns truques fáceis para melhorar os círculos escuros, assim como as bolsinhas inchadas sob os olhos:

1. Dormir em posição reta (como a Bela Adormecida);

2. Abolir o fumo (isto é importantíssimo!);

3. Evitar longa permanência em locais fechados e esfumaçados;

4. Aumentar a quantidade de vegetais na dieta;

5. Reduzir massas, carnes gordurosas, alimentos artificiais, comida muito salgada;

6. Aumentar a atividade física, de preferência em espaços abertos;

7. Procurar dormir oito horas diárias;

8. Para disfarçá-las rapidamente: lave o rosto, massageando com água quente (isso promove vasodilatação e a pele fica rosada), ou faça compressas mornas que igualmente provocam dilatação dos vasos. Em seguida, massageie de forma suave com cremes hidratantes lubrificantes (estimulando a circulação e dilatação dos vasos, diminuindo as bolsas, já que se faz uma "drenagem linfática" da região);

9. Corretivos em bastão, mais secos, são de inestimável valor no disfarce das olheiras. Passe um de tom um pouco mais claro que sua pele, sob a base ou sozinho. Fixe com um pouquinho de pó. Leve na bolsa para garantir um ar descansado no fim do dia!

Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin